domingo, 21 de fevereiro de 2010

Paixao politica

Eu preocupado? É para o lado que durmo melhor. Eu tenho euros, não tenho escudos.

Admira-me é esta paixão toda por um político que anda envolvido em situações menos claras. Até tirar o curso foi uma complicação danada (ou demasiado fácil).

Depois... o que é mau ( como por exemplo os 10,3% de desemprego, que é o nível mais elevado desde que há registo) é culpa da conjectura económica
Uma subidazita qualquer com uma economia deficitária (9% de défice?)... leva logo a que gritem: "À granda Socas! Tu e o teu Magalhães deram a volta a isto."
Mas o que curto mesmo é quando ouço o Socas e os amigos a dizer :"Querem ganhar nos bastidores o que não conseguiram ganhar em campo". Soa-me familiar. O futebolês dele está aprimorado e ainda bem que se identificam com isso.

Abraços,
Afonso Aires

Os cães ladram e a caravana passa

In Publico:

"Os indicadores coincidentes de actividade económica e de consumo privado do Banco de Portugal relativos a Janeiro continuam a assinalar uma melhoria da conjuntura nacional, continuando ambos a subir, pelo nono mês consecutivo."

"Os indicadores de conjuntura mostram aumento do ritmo da retoma."

Vamos lá marcar esse jantar, quem é que avança com datas?

Um abraço,
Luís Gouveia (Pissito)

Boys band...

O nosso luís figo também é um BOY!
Podiam fazer uma boys band !

:D

Pedro Monica

A inspiraçao está aqui...

Hello João!

Acho uma belíssima ideia!

Eu pensava que era meio revolucionário por ter lido "O Capital" do Marx, ter vibrado com o filme "diários de che guevara", e por ter a certeza que o estado social a que a Europa chegou só foi possível devido a estas pessoas associadas a um quadrante político extremista. A verdade é que o verdadeiro revolucionário aqui é o Afonso! Como alguém disse e muito bem, entre os piores sistemas, a democracia é o melhor.

O tipo foi eleito, respeitem-no por 4 anos, são só 4 anos!

Um abraço e marquem lá esse jantar!

Luis Pissito

Vai um jantar?

Malta, eu estou de acordo em marcar um jantar para embubadar o afonso para que ele não pense nestas coisas e não ande desanimado... Pode-lhe fazer mal...

O que acham?

Joao Vitor Ferreira

Boys

E já caiu o primeiro administrador da PT, o "boy" já perdeu o "job" dele de 1,5 milhões de euro/ano. Agora só falta cair o outro administrador da "golden share" estatal.

E mais não se passa nada...

Abraços,
Afonso Aires

o pós 25 de abril

O primeiro-ministro ganhar 6000 euros ou 100mil são peanuts num orçamento de estado. Exactamente como ele conduzir um clio ou um ferrari. Vou-me repetir, mas é o que representa o despesismo de um governante quando junta ao serie 5 dele, um serie7 (e nem é o primeiro-ministro). Como eles gastam mais 150mil € num carro. Gastam mais 5 milhões numa obra pública duma empresa amiga. No fim está-se vender o futuro da nação.

Eu também conheço políticos da terra, que fazem planos promenores a fazer estradas pelo meio dos terrenos deles, que compram terrenos de acordo com esse plano promenor, que fazem as estradinhas e rotundas com os amigos e no fim disso tudo, aspiram a ser deputados. Porque aí sim ganha-se bem e trabalha-se muito.

Também acho que os nossos grandes males vieram do 25 de abril e de como foi feito. A histeria que veio no pós 25 de abril e o constante discurso das "conquistas do 25 de abril" levam a que vivamos agarrados ao passado. E com políticas desadequadas à realidade.


Mas o que acho brilhante é que só por a Manela ser uma vaca, ser da TVI e ser 3 milhões € mais rica. O injustificável passe a ser justificável. Essa para mim era a grande conquista do 25 de abril...

Abraços,
Afonso Aires

Um punho de ferro

Hello Ferreira!

Gostei da parte do "Cavaco, esse Deus da direita". É que realmente o problema não é ele considerar-se Deus, é muitos portugueses o considerarem Deus. Considerem-no o Rei do betão, mas por favor não o considerem Deus! A ele devemos o facto de sermos o último País da Europa a implementar o décimo segundo ano de escolaridade! Isso empobreceu-nos muito mais do que não termos estradas.

Quando dizes que precisamos de outro Salazar claro que não concordo mas percebo o que queres dizer. Talvez seja por isso que apesar de reconhecer muitos defeitos no Sócrates o considero o tipo ideal para esta crise. Neste momento um tipo de coração mole tipo Guterres ia acabar com o País!!! Precisamos de um pouco de punho de ferro. Precisamos de 6 meses sem democracia como a outra tipa dizia!

Um abraço pa ti e obrigado pela contribuição, não por me ajudares a bater no Afonso (brincadeira!), mas por acenderes a lista. Pago um jantar (barato) a quem tiver a paciência de criar um forum!

Luís Pissito

Perspectivas curtas do pais

Bom dia pessoal.

Posso-vos dizer que isso é mentira. Os políticos e funcionários publicos de são responsabilizados pelos erros retirando-lhes do ordenado multas pelos erros. Conheço casos de pessoas em VLC que estão a pagar multas em prestações por ficarem com mais de 10000 euros no cofre da Câmara de um dia para o outro.

Se achas que o problema está no que os politicos gastam ou ganham, estás no meu entender com uma perspectiva muito curta do país.

A crise deve-se essencialmente à nossa fraca produtividade e ao esbanjar de dinheiro em diversas situações. Um primeiro ministro ganhar 6000 euros por mês é muito? ele gere uma enormidade de mil milhoes de euros por ano e gere um país. um professor primário ganhar ao fim do mês 600 contos... No fim são os que mais se queixam porque são diferentes de toda a gente e não querem ser avaliados no trabalho.

Um presidente de câmara ganha 2500 euros... Um GNR a trabalhar 30 anos no bar da esquadra chega ao fim da carreira com 2400 euros e reforma-se aos 60 anos porque teve uma profissao de desgaste rápido( jogar à sueca e beber minis o dia todo mata... acredito que mate).Na reforma ganha os mesmos 2400 euros... Tu vais ganhar uma merda e tu e a tua empresa descontaram num ano mais por ti que ele a vida toda.

O nosso problema foi o modo como surgiu o 25 de Abril e os anos que se seguiram. Foram criadas leis de acordo com as vontades das pessoas que fizeram o golpe e essas safaram-se bem. A nossa geração agora vai pagar esses erros.

Portugal podia como outros ter-se desenvolvido muito com os fundos comunitários mas infelizmente o Cavaco, esse Deus da direita, esbanjou dinheiro em estradas fracas e edificios sem qualquer tipo de qualidade ou funcionalidade. Enriqueceu meia duzia de capitalistas em Portugal e nós agora é que pagamos. Guterres completou com um enriquecimento estupido de Lisboa, os outros que trabalhassem para eles.

Os Bancos? fartam-se de ganhar milhoes, op BCP teve em 2009 o ano da maior crise de sempre, um lucro de 212 milhoes... Em que pais estamos? e o Sócrates, o único que tentou ate agora acabar com estas vergonhas tem que se preocupar não com isto mas com os coitadinhos dos professores que vão ser avaliados, ou com uma vaca da televisão, que lucrou 3 milhoes de euros por sair de uma estação de televisao ( sim isto ninguem fala). O mário Crespo pronto... aquele ar de quem um pouco de trissumia 21 mete pena às pessoas.

Nós somos um pais de papagaios, toda a gente opina sobre algo que não faz a minima ideia do que se trata e a culpa é das nossas televisões e dos jornais. Temos os gato fedorento a criticar politica e futebol porque? Porque é giro... Se derem o Marcelo e o Vitorino a discutir política na rtp e os gato fedorento a enxuvalhar os políticos na Sic vemos os gato fedorento.

No fim do que é que nos queixamos? Somos como eles todos e eles são como nós. Temos aquilo que cultivamos e não nos interessa estarmos aqui com muitas pedagogias porque se lá estivessemos não aceitavamos a passat. Para isso andava com o meu:P

Epah basicamente tamos fudidos, já não vamos lá de modo algum... só se vier outro Salazar e fizer o que este fez com a economia na decada dos 20.

Fiquem bem e aproveitem enquanto os 1000 chegam ao fim do mês que sempre é melhor que nada... na verdade da para pagar a casa o carro e as ferias de natal, carnaval, agosto e os feriados em dezembro... só não da para pagar o IVA nas obras:P eheheh

Somos assim :P

João Vitor Ferreira

Uma torneira que pinga

Não é pelo serie 7, mas pelo que ele representa. Eles estragam dinheiro como se não houvesse amanhã, não lhes sai do bolso. Os políticos não são responsabilizados pela má gestão que fazem... têm é uma torneira que está sempre a pingar (por enquanto). Na pior das hipóteses, não são reeleitos e ficam com uma reforma vitalícia ou um cargo numa grande empresa para servir como desbloqueador de situações que só alguém com grandes contactos consegue resolver.

E a mim particularmente enoja-me ver os resumos da assembleia da república. Os argumentos deles grande parte das vezes têm pouco conteúdo e passam pelas picardias pessoais, com palmas, assobios e um tipo qualquer a dizer "Muito bem, muito bem!" como barulho de fundo.

Abraços,
Afonso Aires

E também não trabalho amanhã. :P

Afonso Aires

O socrates esteve bem

Afonso,

Os sitios certos não são o tvi 24! Medo!

Claro que estou de acordo contigo que eles não precisavam de um bmw serie 7. Um vw passat estava óptimo!

No entanto não acredito que consideres que é pelos 5 ou 6 mil euros ao fim do mês que ele está lá. O tipo neste momento nem pode sair à rua! A verdade é que qualquer dentista brasileiro com um curso de 3 anos a trabalhar em PT tira isso ao fim do mês! É sem dúvida a pior relação salário / responsabilidade do País!

Por acaso eu ouvi o resumo dessa sessão no parlamento. O Sócrates esteve muito bem na resposta a essa tirada do Portas. Respondeu-lhe mais ou menos assim:

"Muito bem Dr. Portas, eu vou propor essa medida. O problema é que isso representará uma ínfima parte dos negócios ruinosos para o País praticados por si enquanto ministro da defesa"

Embrulha este submarino Portas!

Abraço a todos, amanhã não trabalho e vocês sim! hahaha!
Luís Pissito

Os bolides

Olha que por aqui também é assim. Não andas é a frequentar os sítios certos.


Como diz o Socas:
"Não me importo nada de reduzir o meu salário", afirmou José Sócrates no Parlamento, notando, contudo, que "isso não resolve o problema".

Voçês que ganham menos de 1000€ que apertem o cinto... porque mais milhão menos milhão da nossa parte não vai fazer diferença.

Abraços,
Afonso Aires

Censuras

Hello pessoal,

Freak, não podia estar mais de acordo com o teu post. Se querem saber se há censura em Portugal, tentem ir um pouco mais fundo para ver se a direita liberal não estará a fazer uma conspiração contra um primeiro ministro democraticamente eleito em tempo de crise!

Acabei de chegar da Alemanha. Crise? Qual crise? Estradas atolhadas de transito e de audi's R8, centros comerciais cheios de gente a comprar (não estão só a passear) e hipermercados com carrinhos cheios de compras até cima. Se a Alemanha está em crise eu quero aquela crise!

Um abraço a todos,
Luís Pissito

Circo televisivo

Eu também não gosto do estilo da Manela e da TVI em geral, mas o zé-povinho (como ele diz) gosta. A mulher era líder de audiências. O confronto entre ela e o Marinho Pinho, teve piada, mas como tem piada ir ao circo. Ele esteve ao nível da Manela, jogando o mesmo tipo jogo, e todos regozijaram-se com isso. Mas ela entretanto desapareceu do mapa. Não sabemos bem o que aconteceu, e o mais provável é nunca sabermos... mas aconteceu alguma coisa. E não se pode ver isto como um serviço público...

Mas gostei e concordo com esta parte:

"Eis um facto inegável: a defesa da liberdade de expressão justificou mais um acto de ilegalidade, feito em nome das tiragens, não em nome da liberdade e muito menos do país. E a única ditadura que reconheço, até ver, é a da hipocrisia.
(...)
Por isso, não se limitem a investigar o Sócrates e façam o trabalho completo: tenham ao menos curiosidade em saber como todas estas notícias têm saído, quem anda a plantá-las nas redacções, a mando de quem e porquê. Se é em nome da verdade e da transparência, então a razia deve ser completa e não poupar ninguém, incluindo jornalistas."

Abraços,
Afonso Aires

Quem poe abaixo?

Eis algumas palavras:

http://bitaites.org/pessoal/e-a-puta-da-censura-mano

Nao se trata de quem se manda abaixo, mas quem o anda a mandar abaixo!


Andre

Olhem o Apito Rosa!! Acabadinho de chegar às bancas!

http://dl.dropbox.com/u/541357/Sol_Polvo.pdf

Afonso Aires

"À mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta"

O Cavaco disse o que achava que tinha de dizer, ele tem de estar em sintonia com o governo numa altura destas. Não achas estranho a repente mudança de discurso?
Existem umas escutas engraçadas dos amigos do Socas (mais uma quebra do segredo de justiça), e não estamos a falar dum presidente de clube de futebol, estamos a falar do primeiro ministro de Portugal. Ele vai à assembleia de república mentir com todos os dentes.
A nossa situação não é a da Grécia (e os mercados ainda não nos atribuíram esse status), mas é grave. E nesta situação aplica-se o: "À mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta." Os nossos governos (e isto não se aplica apenas ao do Socas) parecem tudo menos honestos e é por isso mesmo que os observadores internacionais andam atentos, mesmo perante estas exigências por parte das virgens ofendidas que compõem o nosso governo.

Mas vou-te deixar uma citação do teu Simão (aka Teixeira dos Santos), na entrevista que ele fez à CNN.

"Sim, vou cortar na despesa".

Acabamos por estar em sintonia, apenas desfasados no tempo.

Abraços,
Afonso Aires

A humildade tambem é importante

Afonso,

Mesmo o cavaco que é conhecido por estar sempre a dizer que a economia está à beira do precipicio (discurso espectacular para um Presidente), repudiou publicamente o que foi dito na União Europeia. As nossas contas nada têm a ver com as Gregas. Não sei se estás por dentro do assunto mas a Grécia escondeu durante uma decada as suas contas à União Europeia para não ter contrapartidas (multas).

Muito se falou esta semana de um "diz que disse num restaurante", isso sim preocupa-me. As escutas do PC não te dizem nada porque não foi provado, mas do "diz que disse" não duvídas um único segundo.

Finalmente, deixa-me dizer que por vezes temos de ser humildes. Eu muitas vezes também não o sei ser. Se tu ou eu tivessemos metade dos neurónios do Teixeira dos Santos de certeza absoluta que não eramos apenas mais uns milhentistas deste País.

No Benfica dizia-se: "felizmente temos o Simão!". Em Portugal, e com a corrente situação, eu digo: "felizmente temos o Teixeira!"

Abraço,
Luís Pissito

Bota Abaixistas

Já agora... Quarta, Quinta e Sexta foram dias históricos. Estivemos nas bocas do mundo. Nestes 3 dias fomos manchete do Wall Street Journal e Financial Times porque a comunidade internacional não está lá muito interessada em comprar a nossa dívida (o Socas anda espantado com tal estupidez). E na Sexta o nosso ministro das finanças foi ao programa do Richard Quest da CNN dizer que a culpa é dos bota-abaixistas! Brutalísimo a qualidade dos nossos governantes.

Para quem quiser ver o Teixeira dos Santos na CCN:


Abraço,
Afonso Aires

O socas ainda não viu este nosso "fórum" senão obrigava-nos já a parar com esta brincadeira e imputava-nos imediatamente a culpa disto tudo, porque somos bota-abaixistas!

Acreditar

Eu acredito! O ser humano quando sob pressao, transcende-se com facilidade.

Andre

Rejeiçao categorica

Pissito,

Toma la o gurosan que ja tas a bater mal! lol
Isso nem e pa ser pensado!

Abraco!

Rui Daniel

A matança dos gatos

Pessoal,

Agora mais a sério, leram a parte dos gatos da entrevista que eu meti aqui? Será que é mesmo nestas formações demoníacas que os nossos "superiores hierarquicos" se andam a inspirar? Fodass... é que é do caralho mesmo...

Abraço,
Luís Pissito

Cabeçao

Freak, passa aí esse guronsan por favor, que cabeção...

Luis Pissito

Quando o dia começa as 11h

AHAHAHA PISSITO!

Não podia ler nada melhor para começar melhor o dia !
Lindo... bebado mas inspirado!!!

:D A do det é genial

Pedro Monica

to fix it

Pissito!!!!!!!
Vai um guronsan?

;D

Andre

Porque um bebado tambem opina

Yoh pessoal,

Tou bebado.

Rui, essa do "facilmente imitáveis" realmente dá para rir! Só posso esperar que não acredites no que disseste senão vou fazer amigos para o manicómio!

Pedro, eu confesso, quando os bagaços vieram para a mesa intimidei-me e tive de fugir! lol!

Afonso, o socialismo bem implementado e com pessoas preparadas para ele seria fantástico.

Beijinhos a todos e sweet dreams,
Luís Pissito.

P.S.: VIVA O DET (não me lembrei de nada mais ridiculo para dizer)

Ganho o meu

AHAHAHAHAHA

FACILMENTE IMITAVEIS!!! OMG!!!

O Pinto da Costa e os amigos implicados nas escutas foram ilibados APENAS E SÓ por a justiça em portugal ser tao MERDA que considera que as escutas telefonicas são ILEGAIS. Não se podem gravar conversas por terceiros sem o acordo das partes intervenientes. Facilmente imitáveis , citando o Antero : ' Oh sr. Rui eu sabia que você era um génio ,mas esta... fodasse ' :: foste penta campeao graças à trafulhice do teu presidente e ponto final. e tudo o que quiseres dizer vai-me entrar a 100 e sair a 200 porque estas escutas do vieram provar o que toda gente sabia. enfiem o penta onde quiserem e mais uma vez digo, ' A JUVENTUS DESCEU POR MUITO MENOS ' , se quiseres ficar em portugal , o BOAVISTA DESCEU PELAS MESMAS RAZOES que o pinto da costa foi ' suspenso ' . q roubo.

Quanto à vossa discussão que acho altamente saudável e intelectual, não entro porque não me interesso por isso.
Ganho o meu, gasto-o como bem me aptece, se me tiram algum todos os meses e fazem estradas para eu ir surfar ou viajar , por mim tudo bem. O meu ordenado para mim é o líquido e não o bruto, nao vou tar a reclamar por pagar mtos ou poucos impostos, os ordenados já são calculados a contar com o que nos vao tirar e já .

Vivam a vossa vida, só se vive uma vez, trabalhem para viver e nao vivam para trabalhar.
Carpe diem

BRAK YOU FUCKERS!
:D

PS - Rui, és um tripeiro cego e surdo e vi que não és mudo mas somos amigos! :) tiveste azar em ser do porto só isso, mas há mais maneiras de ser feliz do que ser do maior clube do mundo.

Pedro Monica

A visao de um portista

Pedro,
1 - Desesperado nao faz parte do meu vocabulario para me definir! Nem faz parte dos adjectivos que definem um Portista! Por isso o que dizes nunca fez sentido!
2 - Tu chamas provas irrefutaveis a escutas que segundo a justica nao podem ser usadas como provas por se terem provado ao longo dos anos que podem falhar e o porque e simples: sao facilmente imitaveis! Nao sou cego, nao sou surdo, nem sou mudo! Se me mostra uma coisa visivel eu vejo, se me mostram uma coisa audivel eu ouco, se me atribuem coisas que nao sao nem fazem parte do que sou ai eu falo!
3 - Vejo-te e com uma azia de 4 anos e meio onde sim foste tetra - 4th place ou talvez um ano conseguiram o 3rd place... AWESOME!
4 - Estou, como todos os portistas habituados ha muitos anos a ganhar e ver a equipa lutar no campo pela vitoria. Ja voces procura ararnjar desculpas todos os anos para as derrotas! Enfim! Alguem vos entenda porque nao tou para ai virado.
Cheers!
Rui Daniel

ironias portistas

Vasco.

Os portistas tao desesperados :

O Rui ( pelo nome ) tem um filtro e quando são provas irrefutáveis que o pinto da costa é trafulha não admite.
O Afonso esquece-se que o cardozo foi expulso ao intervalo e levou 2 jogos por ter separado a confusao e ter levado 2 murros.

Pedro Monica

A prova em contrario

" 2 - Como sempre disse e digo: Ate prova em contrario, e isto ja passou pelos tribunais e foi tudo arquivado, nao ha provas de nada! "

ou não ouviste as escutas
ou não queres ouvir
ou não ouves mesmo de nenhum dos 2 ouvidos
ou és burro
ou comes palha

Pedro Monica

mais futebol

Viva Afonso,

Não te podes esquecer que o Cardozo foi suspenso durante 2 jogos por ter sido agredido.
E também podes ver as suspensões do Braga por terem ocorrido depois do fim-de-semana do jogo com o Sporting ...

Abraço,
Vasco

castigos do futebol

Um gajo não aparece aqui durante dia e meio e puff... a conversa já descambou...

Abraços,
Afonso Aires

P.S. O Vandinho levou 3 meses de castigo,o Mossoro 3 jogos e Ney 2 jogos. Isto no dia a seguir a fechar a janela de transferências. Elementos do Benfica receberam também sanções por «presença ilegítima em zona de acesso reservado durante o intervalo», nomeadamente o Director de Segurança, Rui Pereira, com multa de 500 euros.

Estes seguranças do benfica são uns desgraçados... sempre no local errado há hora errada... e depois implicam sempre com eles, sem acontecer absolutamente nada. E ainda por cima já os multaram em 3000€... tristeza este campeonato.

contra ataque

Oh rabeta que gosta de pilas de metro aka Pedro monica:
1 - Ja baixavas a bolinha e respeitavas um cado o pessoal plo menos trata-los plo nome.
2 - Como sempre disse e digo: Ate prova em contrario, e isto ja passou pelos tribunais e foi tudo arquivado, nao ha provas de nada! Por isso somos tao inocentes como voces ate ao presente. Ou entao a justica que "tu queres" tinha de ser 1 pa cada pessoa no mundo e era uma justica de massas e nao universal. Por isso digo e volto a dizer nada ficou provado... ALIAS a unica coisa que ficou provada foi que a LEONOR PINHAO esse escroto da travessa da queimada e que alterou o conteudo do pseudo "livro" (que de livro so tem o formato). Mas nisto a justica manteve s quietinha e nao a puniu por alterar factos e os colocar na boca de outra pessoa.
3 - Quando o vosso presidente for descoberto por alguma razao ( como ja o foi mas dado as influencias que tem junto do procurador e do ministro da justica assiduo benfikista e com lugar cativo no estadio da luz, sim nao sao so os ministros da assembleia que sao so portistas e que para voces e uma vergonha voces tem uma massa governamental sem comparacoes com o FCP.) Senao vejamos:
3a - 65 milhoes foram desviados da EPUL para o Benfica!!! Inquiridos: carmona rodrigues, santana lopes e mais 3 responsaveis da epul. Hum... Se calhar tenho de la ir buscar uma cadeira ou um pedaco de terra pa plantar batatas que plo que vi do jogo benfiac porto axo que a terra ja ta mais que lavrada e eu como contribuinte axo que ainad tenho direito a uma parte do que desconto.
Mas ha muito mais... Quem anda de olhos abertos ve as coisas passarem a frente dos olhos e a comunicacao social a deixar passar impune e nao trazer para a linha da frente como faz com noticias do porto ou sporting.
Cheers!

Rui Daniel

Errata

JuventUs.

PS - O Braga vai em primeiro até as 22h45m de hoje. e digo 22h45m mas podia dizer 21h45m porque na 1ª parte o leiria já leva 3 na pá :)

Pedro Monica

o sabao

Cona de sabão 2 coisas :

1 - so mandaste o mail para mim .
2 - tens toda a razao quando dizes que o porto tem ganho escrito por linhas tortas.
- compram arbitros com putas, dinheiro, lugares para a champions, jantaradas ( ou 'ver casas' ) ...

Ah é verdade... espera... como ele nao foi condenado, ainda achas que é inocente ?
A juventos desceu e comecou com pontos negativos POR MUITO MENOS!

borra a cara em merda

Pedro Monica

as linhas tortas

Isso e tipo os benfikistas que quando perdem dizem sempre que foram roubados... E cantam que sao campeoes antes do tempo... E gozam com os rivais sem antes olharem para eles mesmos... Enfim as coisas escrevem s direitas por linhas tortas.. Tem sido isto todos os anos.... So n aceita quem nao tem olhos. Isto anda aqui um atirar areia para os olhos incrivel na comunicacao social parece que sao voces que vao em primeiro... mas ups afinal nao... quem vai a frente e o Braga! Cegos, doentes!

abr
Rui Daniel

VERGONHA

Hello Rui,

Triste é depois de vocês terem controlado a liga e os arbitros durante 20 anos se mostrarem indignados por o Benfica já conseguir exercer alguma pressão. Tenham vergonha!

Luís Pissito

Versatilidades

Ai estao os "6 milhoes" de adeptos mais versateis do mundo! Voces nunca perdem... ou pelo menos nao gostam e trocam de clube para tentar saber o sabor da vitoria...
E triste ser s assim.

Rui Daniel

E testemunhas?

Caríssimo Ricardo,

Tens alguma escuta ou testemunha que comprove já me ter ouvido dizer: "não ligo muito a futebol"? :)

Nem sequer estava a falar de ti, nunca te ouvi dizer que não ligas a futebol, mas olha que muitos de vocês diziam isso! Se disseres que nos 20 anos em que o Porto conseguiu controlar totalmente a liga, muitos de nós se diziam do Real Madrid ou do Barcelona desde pequeninos também não estás a dizer grande mentira!

Um abraço!

Cumprimentos,
Luís Pissito

Quando se acaba em 4º

Pissito...

Tem vergonha... Essa era a tua deixa qdo se falava do benfica na época passada, e na anterior...e na anterior!
Porque afinal vocês conhecem melhor que ninguém a sensação de acabar o campeonato em 4º.

Ricardo Silva

Quem se lembra?

Quem não se recorda que no fim daqueles 18 anos de secura sempre que alguém se dizia do Sporting acrescentava sempre: "mas eu não ligo muito a futebol"...

Abraço,
Luís Pissito

Facto?

Os sportinguistas quando levam na boca nunca vêm o jogo
ahah

Pedro Monica

Azias...

Fodass...
Que azia fdda... Ainda bem que não vi o jogo.
Pior que a crise portuguesa só a crise no Sporting!!
Desgraça...
...Ainda gostava de saber quem é que confundiu o Djaló com o Varela, e deixou sair o Varela para o Porto...

Ricardo Silva

Ha coisas fantasticas

Pessoal, vejam isto, está em todo o lado:

"Obama rejeita ameaças da China e encontra-se com o Dalai Lama"

No tempo da realpolitik e do pragmatismo económico, este homem cagou nas ameaças da China (o maior credor dos EUA) e vai mesmo encontrar-se com o Dalai Lama. Já se sabe que este encontro não vai resultar em nenhuma medida pro-tibete mas mesmo assim... Fantástico!

Um abraço a todos, vou dormir,
Luís Pissito

Portugalex

Deixo aqui este audio, para ouvirem:


Aborda alguns dos temas aqui discutidos...incluindo o resultado do sporting...

Andre

O benfiquista é sempre sincero

Portistas,

Acho que é a primeira vez que estou a gostar de ver uma vitoria do FCP. Já que fomos relegados da taça ao menos que seja isto seja uma vergonha. Tenho pena é que o resultado não seja ao contrário que o teddy boy Cascais Quinta do Lago Bettencourt é uma personagem bem mais simpática que o flatulento corrupto.

Um abraço,
Luis Pissito

Ramificaçoes da mesma profissao

Pessoal desculpem la a falta de acentos mas nestes teclados vejo-me grego.
Tenho contactado com muitas pessoas de marketing, publicidade e designers, arquitectos que estao ca a trabalhar e o que eles me dizem e que na area deles basta voces fazerem uam pesquisa por empregos em Portugal e dps aqui no UK e vao reparar na quantidade de ramificacoes que por exemplo existem ca dentro duma mesma profissao. (peguem no caso portugues da publicidade e verifiquem no caso ingles)
Esta ramificacao ja existe a muito por ca... Em Portugal tardou em aparecer porque temos o habito de tornar tudo muito generico e nao sermos especificos em nada... Ja vos dou um exemplo plo qual passei a pouco tempo. Mas tomem por exemplo o exemplo que estavam a dar dos gestores nao temos gestores peritos numa so area, temos sim gestores genericos. Mas quando e necessario aprofundar esse tipo de gestores nao esta por dentro de tudo o que envolve essa area e precisa de fazer um research muito especifico, que se nao estiver ciente de algumas bases especificas dificilmente vai fazer o seu trabalho a 100% ou com esse conhecimento de causa.
Vejam agora este exemplo: ISCTE - IUL. Estive la em baixo na formacao do inov contacto de uma semana e uma das tematicas que nos passaram foi que eles estao a querer ser muito bons numa so determinada area e nao querem saber das outras porque funcionam como distraccao de um melhor aprofundamento e de uma especificidade que so se consegue dedicando-nos a uma so causa em especifico.
Ja vem do antigamente, nos devemos ser bons a fazer uma coisa e mostrar que ninguem e melhor que nos nessa mesma area. Nao devemos querer ser experts em tudo e mais alguma coisa porque com as evolucoes decorrentes que este Mundo esta sofrer morreriamos de stress por nao conseguir acompanhar tanta evolucao em tantas areas diferentes dentro de uma area vaga ( como o vosso exemplo: gestao)
Well that's my opinion!
Got to go to the meeting. See you then.
Cheers!
Rui Daniel

Ha gestores e gestores

Camarada e grande amigo Vasco (só para situar o tom que pretendo que tenham estas discussões :) ),

Qualquer gestor é capaz de gerir uma empresa. O problema é geri-la correctamente e com um conhecimento aprofundado sobre o ramo que dirige. Na minha perspectiva, um gestor que esteja à frente de uma Efacec não será o mais indicado para gerir campos de golfe. Vais-me desculpar mas aprofundar o estudo no ramo mais proeminente do nosso turismo não é criar um especialista do parafuso.

Na verdade até tocas na ferida. Em Portugal qualquer gestor se julga apto para dirigir qualquer negócio. No estrangeiro a ramificação e especialização nas àreas é muito maior. Repara no exemplo dos Estados Unidos, porque é que eles têm em geral menos cultura geral do que os Europeus? Têm uma educação muito menos generalista e muito mais especializada. Falando genéricamente, um Eng. Electrónico americano saberá menos de geografia ou história do que eu mas saberá muito mais de FPGA's e afins. Isto tem um reflexo altamente positivo na economia, apesar de gerar pessoas com menor senso crítico.

Vasco, o teu exemplo foi bom porque põe o dedo na ferida. Os nossos gestores acham-se em geral, preparados para qualquer tipo de desafio. No estrangeiro há muito tempo que a especialização em àreas específicas é comum. Deve haver mais para estudar sobre gestão de campos de Golf do que sobre: "A adaptação de câmaras CCD para microscopia no ramo da astronomia", e no entanto este foi o tema do meu mestrado em França. Só por estarmos num ramo mais técnico e muito específico, não quer dizer que no "mundo real" não haja estudos importantes para levar a cabo.

Um abraço para ti, vou almoçar,
Luís Pissito

spam politico

é pah política já é mau demais.
se fizermos mails com spam politico pior...
So vos falta a bandeirinha do partido n'assinatura :D

Pedro Monica

Geraçao 1000 euros

Escolhi mal o exemplo? LOL! Mas qualquer gestor não é capaz de gerir uma empresa, loja, hotéis e até campos de golfe, etc.?
Se não é temos um grave problema ... para quê criar cursos de especialistas no parafuso? Não seria preferível melhorar as condições das denominadas "clássicas"? Não é por acaso (e falando em específico no nosso caso) que a Ordem dos Engenheiros apenas reconhece determinadas especialidades.

O Rui falou (e bem) dos feitos do nosso país. Mas não nos podemos esquecer que esses resultados são obtidos através da geração mil euros. E nos tempos que correm bem que nos podemos dar por satisfeitos por ter um emprego (taxa de desemprego nos 10% e a subir ...). Falo com conhecimento de causa da "líder mundial dos transformadores" ...

Abraço,
Vasco

Desperdicio de recursos

lol Rui,

Mas agora a sério, num País onde o turismo representa mais de 10% da economia, e já tendo o Algarve sido considerado o destino nº1 de Golfe no mundo, esse até é um dos mestrados que faz sentido. O Vasco tem toda a razão quando diz que o estado desperdiça imensos recursos em mestrados sem qualquer saída profissional, só escolheu mal o exemplo.

O meu avô considerava um marginal um amigo do meu Pai que tendo tudo para estudar direito ou medicina estudou gestao hoteleira. Hoje está no ramo do Golfe. No outro dia dei uma volta (ao lado) no carro dele. Era um 911 Turbo de 450 cv. Vive-se mal vive!

Já agora, é obvio que o Mário Crespo tem toda a razão quando diz que se devia por esta malta desempregada a fazer algo pelo País ( é difícil ser mais lírico do que isto! Até soltei uma gargalhada quando li! Era bom era! )

Agora por amor de deus, parem para pensar. O que é que é pior para o governo? O texto dele aparecer num artigo do JN ou acabar por aparecer em todas as aberturas de telejornal como tendo sido censurado pelo governo?

Vocês fazem lembrar os que negam a ida dos americanos à Lua, todos a contestam menos os Russos que foram quem mais perdeu com ela. Tenham dó!

Um abraço a todos,
Luís Pissito

Tigger Woods

Vasco,
Olha que o Tiger woods agradecia que ja houvesse alguem mestrado nesse curso... Provavelmente metade das tacadas que ele mandou por fora e os Hole-in-one que marcou nao viriam a publico! =P
Cheers mates!

Rui Daniel

Artimanhas

Afonso,

Se o Socas não te oferecer um Magalhães, diz-lhe que tens uns terrenos em Bustos que são reserva ecológica, mas o que ficava lá bem era mesmo um centro comercial. Ou então que a Alcatel-Lucent precisa de melhorar os resultados e então o que era mesmo bom era o Socas decidir que todas as escolas do país precisam de uns APs novos e adjudicar (sem concurso, claro) esses equipamentos à Alcatel-Lucent. Ou então pede-lhe para declarar que as bobines de cobre que tens em casa são fios de anzol para ir à pesca! Se eventualmente a vossa conversa for ouvida, não te preocupes porque as escutas serão certamente arquivadas ...

E por falar na panóplia de cursos que foram criados nos últimos anos, no outro dia vi no Diário da República a criação de um Mestrado em Gestão de Campos de Golfe! LOL!

Abraço,
Vasco

Porque isto é novo para o mundo

Caríssimos amigos,

Não me levem a mal, mas sabem de que é que estamos a falar?

É claro que o aumento do défice foi propositado!

Passando do macro para o microeconómico: assim como uma pessoa se pode individar ao banco (e não ao estrangeiro como no primeiro caso) para fazer um negócio que acredita que dará frutos no futuro, também Portugal se pode individar para atenuar o declive da curva descendente da crise. É como pagar a prestações durante 5 anos o que seria demasiado penoso de pagar num único ano. Para além disso, ao pagarmos tudo num único ano haveria empresas que simplesmente desapareceriam, e tomariam anos para reaparecer.

A corrente republicana americana (mais pró-capitalismo) critica esta medida que foi tomada por Obama e seguida na Europa. Existe uma corrente de pensamento forte na America que acredita que tivesse sido melhor que a economia funcionasse por si propria e que o estado teria feito melhor deixando que a crise levasse ao colapso de ainda mais bancos e outras instituições.

Eu pessoalmente acredito que a medida adoptada pelo Obama tenha sido a melhor, mas estou longe de dominar o assunto! Agora uma coisa eu sei, é claro que o aumento do défice foi propositado.

E sim, o Socrates: "Aumentou o défice para ajudar a economia, as empresas e as famílias". Mas onde está Socrates poderia estar Sarkozy, Merkel, ou qualquer outro líder Europeu!

E sim, claro que as previsões têm falhado, mas isso desde 2007, porque esta situação é quase nova no mundo. É a primeira crise do tempo da globalização que ninguém sabe como acabará.

Um abraço a todos,
Luís Gouveia (Pissito)

O povo nao dorme

Boas pessoal.

Também tive a oportunidade de verificar essa “ligeira” contradição! LOL

Afinal o aumento do défice foi propositado!! E eu que já estava a ver a coisa mal parada... Assim já vou poder dormir descansado. LOL

Abraço

Carlos Maia

Soluçoes

Existem tantas.

Acabar com o subsídio dependência deste país, ou então exigir algo em troca. A nossa necessidade de sobrevivência é muito forte... não há emprego? O Estado dá-te uma subsídio/função/voluntariado. Metia-se as pessoas em movimento (coisa importantíssima para uma verdadeira integração social) e a fazer algo de útil para a sociedade. Não a vegetar em casa. Liberalizar o mercado de trabalho para que os empregadores não tenham constrangimentos de contratar e quem sabe atrair mais investimento estrangeiro. Investimentos públicos para por a economia sobre carris. Muito mais importante do que um traçado TGV Lisboa/Porto (quando há o Alpha que é 20 minutos mais lento) era criar uma rede de transporte de mercadorias a sério. Reformar o ensino, para quê estar a formar minhentas profissões superiores? Se estas pessoas estão destinadas ao desemprego, o custo que isto tem para o estado é incalculável (formar quase gratuitamente pessoas que não vão ser produtivas). A nossa justiça é uma anedota, quando a nossa justíça não é imputável... como é que ela tem ligitimidade para julgar as pessoas. O nosso primeiro ministro em vez de estar preocupado com quem fala mal dele na comunicação social podia importar-se com os meios de comunicação social que cometem crimes (a justiça a cometer crimes... fantástico) em publicar informação sobre segredo de justiça. E acabar com esta coisa do ou estás comigo ou estás contra Portugal.

FYI- Hoje foi o último dia que o Mário Crespo colabora com o JN... mais uma vítima da nossa "liberdade de expressão". A lista já é grande.

Abraço,
Afonso Aires

Sem reservas

Afonso,

Absolutamente! Sem reservas! Mas só se depois de mandarem abaixo apresentarem soluções!

Abraço,
Luís Pissito

Eu conheço um pais

Eu conheço um país que tem uma das mais baixas taxas de mortalidade de recém-nascidos do mundo, melhor que a média da União Europeia.

Eu conheço um país onde tem sede uma empresa que é líder mundial de tecnologia de transformadores.

Mas onde outra é líder mundial na produção de feltros para chapéus. Eu conheço um país que tem uma empresa que inventa jogos para telemóveis e os vende para mais de meia centena de mercados.

E que tem também outra empresa que concebeu um sistema através do qual você pode escolher, pelo seu telemóvel, a sala de cinema onde quer ir, o filme que quer ver e a cadeira onde se quer sentar.

Eu conheço um país que inventou um sistema biométrico de pagamentos nas bombas de gasolina e uma bilha de gás muito leve que já ganhou vários prémios internacionais.

E que tem um dos melhores sistemas de Multibanco a nível mundial, onde se fazem operações que não é possível fazer na Alemanha, Inglaterra ou Estados Unidos. Que fez mesmo uma revolução no sistema financeiro e tem as melhores agências bancárias da Europa (três bancos nos cinco primeiros).

Eu conheço um país que está avançadíssimo na investigação da produção de energia através das ondas do mar. E que tem uma empresa que analisa o ADN de plantas e animais e envia os resultados para os clientes de toda a Europa por via informática.

Eu conheço um país que tem um conjunto de empresas que desenvolveram sistemas de gestão inovadores de clientes e de stocks, dirigidos a pequenas e médias empresas.

Eu conheço um país que conta com várias empresas a trabalhar para a NASA ou para outros clientes internacionais com o mesmo grau de exigência. Ou que desenvolveu um sistema muito cómodo de passar nas portagens das auto-estradas. Ou que vai lançar um medicamento anti-epiléptico no mercado mundial. Ou que é líder mundial na produção de rolhas de cortiça. Ou que produz um vinho que "bateu" em duas provas vários dos melhores vinhos espanhóis.

E que conta já com um núcleo de várias empresas a trabalhar para a Agência Espacial Europeia. Ou que inventou e desenvolveu o melhor sistema mundial de pagamentos de cartões pré-pagos para telemóveis. E que está a construir ou já construiu um conjunto de projectos hoteleiros de excelente qualidade um pouco por todo o mundo.

O leitor, possivelmente, não reconhece neste País aquele em que vive - Portugal.

Mas é verdade. Tudo o que leu acima foi feito por empresas fundadas por portugueses, desenvolvidas por portugueses, dirigidas por portugueses, com sede em Portugal, que funcionam com técnicos e trabalhadores portugueses. Chamam-se, por ordem, Efacec, Fepsa, Ydreams, Mobycomp, GALP, SIBS, BPI, BCP, Totta, BES, CGD, Stab Vida, Altitude Software, Primavera Software, Critical Software, Out Systems, WeDo, Brisa, Bial, Grupo Amorim, Quinta do Monte d'Oiro, Activespace Technologies, Deimos Engenharia, Lusospace, Skysoft, Space Services. E, obviamente, Portugal Telecom Inovação. Mas também dos grupos Pestana, Vila Galé, Porto Bay, BES Turismo e AmorimTurismo.

E depois há ainda grandes empresas multinacionais instaladas no País, mas dirigidas por portugueses, trabalhando com técnicos portugueses, que há anos e anos obtêm grande sucesso junto das casas mãe, como a Siemens Portugal, Bosch, Vulcano, Alcatel, BP Portugal, McDonalds (que desenvolveu em Portugal um sistema em tempo real que permite saber quantas refeições e de que tipo são vendidas em cada estabelecimento da cadeia norte-americana).

É este o País em que também vivemos.

É este o País de sucesso que convive com o País estatisticamente sempre na cauda da Europa, sempre com péssimos índices na educação e com problemas na saúde, no ambiente, etc.

Mas nós só falamos do País que está mal. Daquele que não acompanhou o progresso. Do que se atrasou em relação à média europeia.

Está na altura de olharmos para o que de muito bom temos feito. De nos orgulharmos disso. De mostrarmos ao mundo os nossos sucessos - e não invariavelmente o que não corre bem, acompanhado por uma fotografia de uma velhinha vestida de preto, puxando pela arreata um burro que, por sua vez, puxa uma carroça cheia de palha. E ao mostrarmos ao mundo os nossos sucessos, não só futebolísticos, colocamo-nos também na situação de levar muitos outros portugueses a tentarem replicar o que de bom se tem feito.

Porque, na verdade, se os maus exemplos são imitados, porque não hão-de os bons serem também seguidos?

Nicolau Santos, Director - adjunto do Jornal Expresso


Rui Daniel

Mario Crespo

Há um grau de adversariedade que é essencial para fazer funcionar o sistema de colheita, retrato e análise da informação que circula num Estado. Sem essa dialéctica só há monólogos. Sem esse confronto só há Yes-Men cabeceando em redor de líderes do momento dizendo yes-coisas, seja qual for o absurdo que sejam chamados a validar. Sem contraditório os líderes ficam sem saber quem são, no meio das realidades construídas pelos bajuladores pagos. Isto é mau para qualquer sociedade. Em sociedades saudáveis os contraditórios são tidos em conta. Executivos saudáveis procuram-nos e distanciam-se dos executores acríticos venerandos e obrigados. Nas comunidades insalubres e nas lideranças decadentes os contraditórios são considerados ofensas, ultrajes e produtos de demência. Os críticos passam a ser “um problema” que exige “solução”.

O "bota-abaixismo" baseado em más notícias não é um pecado mortal como o Socas quer fazer parecer. É um dos pilares das sociedades democráticas.

Abraço,
Afonso Aires

Otarios e Ignorantes

“As previsões falharam redondamente em todo o lado e não foi porque houvesse intenção de enganar" - Teixeira dos Santos. (in http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1420747).

"Aumentámos o défice para ajudar a economia, as empresas e as famílias»" – José Sócrates (http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=191887)

LOL! É impressão minha ou temos aqui uma "ligeira" contradição?
Enfim, mais uma do Socas a pensar que somos todos otários e ignorantes ...

Vaskito

Estupidez apetecida

Welcome my friends!!
From what i can see from here is that EURO zone is a bit fucked up... At least in UK they said that the crisis was over one week after i landed at this island, and the GBP started to grow( and i started to be worried cause i'm paid in Euros so...) The same didn't happen when the majority of presidents of Euro zone start to say that the crisis was over and so on... yeah right we are a europeen union and not only a country, but we could grow differently and besides that if we dont care and move ourselves economy dont grow as we want. Politics sucks! Not only in Portugal!
Alguns chegaram aqui e disseram FODASS este gajo foi para la e agora manda-nos um mail em ingles esta estupido! lol
Mas foi uma estupidez apetecida! lol
Bem as bifas, asiaticas, ucranianas, espanholas e polacas por aqui abundam!!! Mal tenha casa comunico pa vos receber e vos mostrar um cheirinho do que e Londres!
Grande abraco!
Rui Daniel

Frustraçoes linguisticas

É pá, como eu gostava de conseguir articular frases com esse patuá "macro-económico"!

O que eu sei é que isto tá a ficar bem bonito para os nossos lados...
Venha de lá o aumento dos impostos e as portagens na A17 e A29....porque o resto já tá tudo a aumentar!

Já agora...sabem que cada pórtico que está colocado na A17/A29 com leitores/detectores de Viaverde, custa 30k€?

Já agora, uma jantarada, para quando??

Ricardo Silva

So um sorriso

Afonso,

Anda lá, até a França tem o mesmo défice que nós. A Inglaterra para lá caminha. Dá lá um sorrizito ao homem. :)

RE: PS: Todos aumentaram o défice, mas só poucos é que conseguiram que isso trouxesse alguma expansão. Expansão esta que é virtual e baseada no aumento do défice, mas isso já nós sabiamos.

Um abraço,
Luís Gouveia (Pissito)

As confusoes do Socas

A única coisa que acalma as minhas águas é Portugal pertencer à zona euro. A forma como se tem comportado o "yield" da nossa dívida pública é contrário ao que o Socas nos vende. No dia em que as agências de rating cortarem a notação financeira da dívida da República, perde-se qualquer tipo de dúvida sobre o estado do país (espero que isso não chegue a acontecer). Se isto se verificar, o Socas vai dizer que confundiram a nossa situação económica com a da grécia (coisa que já se anda a vender), que as agências de rating são "insensíveis" aos esforços do governo, que também aderiram ao "bota-abaixismo" e que tem mais uns magalhães para dar à malta.

Descobri hoje que o Socas vem cá à Alcatel-Lucent na Sexta, espero receber o meu Magalhães e dar-lhe um aperto de mão. Tenho um sorriso bem amarelo guardado para ele.

Abraços,
Afonso Aires

P.S. Expansão com um défica alto é uma ilusão contablística.

Dissecando o pais...

Bom dia pessoal,

Hoje estou mesmo cheio de trabalho mas deixem-me acalmar um bocadinho as águas.

Temos à nossa frente um especialista em abatimento do défice. De 2005 a 2007 o nosso PM passou um défice de 6.8% para 2.2% em 2 anos, conseguindo simultâneamente passar de um crescimento negativo para um crescimento de 2%. Se há alguém que já encontrou o País nesta situação foi o Socas.

Agora deixem-me também dizer que o governo acabou de me desiludir relativamente à questão dos professores. 90% dos professores tiveram como classificação bom, muito bom e excelente (sim, neste País só existem 10% de professores "suficientes"). O governo, decidiu e bem, que só os muito bons e excelentes é que poderiam chegar ao topo da carreira. Na semana seguinte, o governo acabou por ceder e deixar que estes 90% de professores possam chegar ao topo. Como é que isto é possível? Tanto esforço nos últimos anos para moderar as condições desta classe habituada a trabalhar 20 horas por semana e agora deitam por terra tudo o que tinha sido bem feito?

Aproveito por fim para vos dar boas noticias. Sim Afonso, para as más notícias já temos a TV e o nosso Presidente :). Pois bem, há mais de 20 anos que não dependiamos TÃO POUCO da energia externa como em 2009. A aposta deste governo nas energias renováveis começa a dar resultados. Relembro-vos que nada contribui tanto para o nosso défice como a dependência energética do estrangeiro.

PS: Até ver somos uma das 3 economias Europeias ( em 27 ) que apresentou expansão no último trimestre.
Vamos a isto e viva o rectângulo!
Luís Pissito

Desnorte

É o desnorte completo! Nem os gajos que supostamente estão por dentro sabem a quantas andam ...
Preparem-se para o aumento dos impostos! Alguém acredita que o défice consiga baixar 5% em 3 anos sem aumento de impostos????

Abraço,
Vasco

Para onde caminhas meu Portugal...

"Ninguém esperava" um défice de 9,3% (act)
O Governador do Banco de Portugal demonstrou hoje surpresa com o valor do défice português em 2009, afirmando que "ninguém esperava" que atingisse 9,3% do produto interno bruto, pelo que os próximos anos "vão ser mais difíceis".

Jornal de Negócios Online

(actualiza com mais declarações)

O Governador do Banco de Portugal demonstrou hoje surpresa com o valor do défice português em 2009, afirmando que “ninguém esperava” que atingisse 9,3% do produto interno bruto, pelo que os próximos anos “vão ser mais difíceis”.

Citado pela Bloomberg, Vitor Constâncio afirmou que “os próximos anos vão ser mais difíceis que o antecipado”.

Estas são as primeiras declarações do Governador do Banco de Portugal desde que o Governo entregou na Assembleia da República a proposta do Orçamento do Estado para 2010.

O Executivo revelou que o défice de 2009 atingiu 9,3% do PIB, o valor mais elevado de sempre. Para este ano o Governo estima um défice de 8,3%, sendo que o desequilíbrio das contas públicas terá que baixar para 3% até 2013.

Constâncio explicou que "para se atingir um défice inferior a 3% até 2013 vai ser um caminho mais difícil" porque "significa que em 2011 vai ter de ser feito um esforço muito significativo quanto ao défice orçamental"

"O primeiro ponto a salientar é um ponto negativo: é o défice estimado para 2009, na medida em que ninguém esperava este número", acrescentou Constâncio, citado pela Lusa.

"Nós, no Banco de Portugal, não esperávamos. O Governo e o próprio Ministério das Finanças foi surpreendido com esta evolução nos últimos dois meses do ano", acrescentou.

O governador do Banco de Portugal (BdP) considerou ainda que "do ponto de vista micro, o OE tem várias soluções inteligentes face à crise que atravessamos, tais como o apoio à ida das PME para o mercado de capitais, os incentivos fiscais à investigação e desenvolvimento e as linhas de crédito para ajudar a combater o desemprego e facilitar a criação de pequenas empresas".

Vítor Constâncio salientou que o desemprego constitui o aspecto "mais preocupante e negativo da situação económica que atravessamos e que tem atingido todos os países europeus".

"Estamos numa fase inicial de recuperação após uma enorme recessão", disse, acrescentando que o desemprego "deve ser a maior preocupação dos vários governos europeus.

Afonso Aires